Trabalhos de alunos de Fisioterapia da FMT publicados em revista internacional

Trabalhos reconhecidos
Reprodução

Quatro Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s) de alunos do curso de Fisioterapia da Faculdade Madre Thaís (FMT-Ilhéus), orientados pelo professor/Dr. Renato Gonzaga Barreto, tiveram seus resumos publicados em E-pôster na revista internacional da USP.

O TCC  é uma disciplina teórico-prática que tem como propósito fazer com que o estudante desenvolva um trabalho de investigação científica, na forma de monografia, sobre um tema vinculado aos conteúdos aprendidos do curso, e sob orientação de um professor da área.

Os trabalhos publicados estão situados na área de reabilitação labiríntica (vestibular) em que o Fisioterapauta também atua. Foram publicados os trabalhos: “Abordagem fisioterapêutica por terapia manual na tontura cervicogênica: uma revisão de literatura” (Physiotherapeutic approach by manual therapy in cervicogenic dizziness: a literature review) da autoria de Bruna Oliveira Gama.

Da autoria de Gabriel Freitas Leão, está publicado ”Efeitos da reabilitação vestibular na cinetose: uma revisão de literatura” (Effects of vestibular rehabilitation on kinetosis: A literature review). Outro trabalho é o de Leila Kelly Chaves Lima sobre “Efeitos dos exercícios físicos em indivíduos com síndrome da apnéia obstrutiva do sono: uma revisão integrativa”, (Effects of physical exercises on individuals with disease syndrome obstructive sleep apnea: an integrative review) e “Aplicabilidade da realidade virtual na Reabilitação de vestibulopatias” (Applicability of virtual reality in rehabilitation of vestibulopathies), da autoria de Aline Moreno Cruz, o quarto trabalho.

Esse grupo de alunos  tiveram os seus trabalhos científicos em pôsteres aprovados para o Congresso Internacional Archives of Otorhinolaryngology. Foi o primeiro Congresso Forl virtual, em uma plataforma digital, realizado no dia 19 de Setembro.